Qual faca devo escolher para o meu churrasco?

Conheça um pouco sobre nossas facas

Se você deseja entender um pouco sobre facas, e pensa em adquirir uma boa companheira para auxilia-lo em seu churrasco, apresentamos algumas dicas para você entender um pouco sobre esse mundo de cutelaria.

Para cada uso existem modelos específicos de facas, mas para uma escolha correta podemos indicar alguns pontos importantes, como: tamanho, material, cabo e tipo de lâmina.

Qual tamanho deve ter a minha faca?

Geralmente sugerimos que as facas sigam os tamanhos de acordo com as carnes que serão preparadas. Por exemplo, para peças grandes é mais fácil utilizar facas com lâminas maiores, pois esse tipo de carne normalmente é fatiada. Para peças que serão desossadas ou que necessitam de cortes mais precisos, como costelas, pernil de cordeiro, carnes que possuem ossos, o ideal é utilizar facas menores para se obter mais precisão e um controle melhor durante o manuseio.

Por isso uma faca apenas não é suficiente para se ter em casa. Sugerisse de dois a três modelos diferentes, para o uso durante um churrasco com diversos cortes de carnes. Kits prontos com tamanhos diferentes e base para guarda-las que também servem como objetos de decoração e já são vendidos em nosso site. acesse

Facas de Aço Forjado com cabo integrado

Podemos resumir que uma faca para ser boa ela precisa ter um aço forjado. O que seria um aço forjado? Significa que e a sua faca possui uma peça única, que se inicia desde a sua ponta até o final do cabo. Toda a vez que estiver utilizando o produto o cabo estará em volta de toda a sua base forjada. Garantindo maior durabilidade, pois se trata de uma peça única!

O Cabo pegador

O cabo é um fator essencial na hora de decidir. Além de definir o estilo da sua faca, é com ele que a manipularemos para conseguir um corte preciso. Por isso, procurar um cabo firme, com formato anatómico, material de qualidade, antiderrapante e bonito é muito importante.

A lâmina certa, qual é o melhor material?

Para conseguir em uma faca um bom corte, temos que considerar o material e o fio. O aço da lâmina deve receber especial atenção, pois ela que determina a forma que a faca irá trabalhar. Na produção de facas profissionais ou artesanais, usam-se diferentes tipos de aços, alguns como aço inox, aço carbono e aço damasco.

Faca em Aço Inox

Você sabia que até o sabor do alimento pode mudar de acordo com a faca utilizada?  Para os paladares mais requintados, o aço inox é a melhor opção.
Cada vez mais comuns e mais desejadas, as facas que possuem o aço inox são inoxidáveis e contam com um composto à mais, o Cromo, que cria uma espécie de camada de proteção, garantindo uma resistência maior a corrosão, no entanto isso diminui os demais compostos que garantem robustez, ocasionando que a faca perca o fio pelo menos 10% mais rápido do que uma faca em carbono.
Dentro da linha do aço inox, existem inúmeros tipos de materiais no mercado, que se subdividem em várias categorias.: como o aço 1020, 1045, 1070, 1095 variedades que possuem características diferentes e que falaremos mais, futuramente em nosso blog.

Cutelaria com aço carbono

Diversos cuteleiros, usam o aço carbono para a produção. São escolhidas por apresentarem performance um pouco melhor do que as facas em aço inox, as facas de aço carbono são utilizadas na cutelaria desde o surgimento do aço e tem como principal vantagem a possibilidade da têmpera seletiva, tratamento térmico que entrega na mesma lâmina um fio extremamente fixo e duro e um dorso mais mole, garantindo um corte mais preciso e diminuindo a possibilidade de quebra da lâmina.

O aço carbono são as opções mais tradicionais, pois podem assumir contrastes interessantes e diversos acabamentos. Além de proporcionar um bom fio, é durável, de fácil limpeza e menos suscetível a manchas. Entretanto, para isso, é preciso que o aço carbono seja lavado logo após o uso. Caso a faca fique suja após o uso, ela poderá apresentar pontos de ferrugem e manchas.

Faca em Aço Damasco

As facas fabricadas em aço damasco sempre provocaram admiração e curiosidade no mercado. Além de serem lindas passam por um processo de produção com sobreposição de diversas camadas, geralmente a partir da mistura de um aço com alto teor de carbono e outro com alto teor de níquel. Após essa etapa é realizado o caldeamento da barra inicial, para fundir a barra e multiplicar as camadas na peça de aço. Cada padrão do aço damasco moderno possui um procedimento próprio para garantir os resultados esperados. Após a prensa em diversas barras sobrepostas, o resultado é um produto exclusivo e de extrema beleza.
Outro ponto extremamente importante para se obter um excelente resultado em sua faca damasco, é a forma de como a lâmina é aquecida ou enrolada, conhecido também como processo de acabamento.

Esperamos ter ajudado em suas dúvidas, esperamos que se e sintam mais seguros para escolher a faca ideal para o seu churrasco, uma faca que melhor atenda as suas necessidades.

Acompanhem nosso blog e não deixem de nos seguir em nossas redes sociais.

 

Resultado 39 Produtos em 3 Páginas
Resultado 39 Produtos em 3 Páginas